domingo, 30 de outubro de 2011

Os Caminhos da Evolução (Antropoceno)


Numa fração de segundo uma explosão e começou a surgir o planeta Terra, essa história começou
à 4,5 bilhões de anos, em quatro grandes períodos: HADEANO, ARQUEANO, PROTEROZOICO, e o FAREOZOICO, esse o período que surgiu o homem forma atual, durante essa escala evolutiva, houveram varias catástrofes naturais que foram modificado cada um desses quatro períodos, mais nenhum deles com a capacidade de destruir completamente a vida no Planeta. Ex. Asteróides que colidiram com a terra,  A era Glacial, Os vulcões, Os Maremotos, Os Terremotos.

Com o surgimento do Homo Sapiens que sobreviveu a era do gelo e vindo do interior da África se espalhou para outros continentes, tomou conta do mundo e começou a interferir em todos os ecossistemas. Sua influência foi tão grande que cientistas do mundo todo, discutem a criação de uma nova era geológica só para si, chamado de ANTROPOCENO "a idade recente do homem" criando assim a era dos impactos humanos comparados em termo de destruição a dos asteróides que dizimaram grande parte da vida na terra.

Segundo o geológo Jan Zalasiewicz, inglês da Universidade de Leicester esse termo já e usado pelos geólogos, ecologistas, e merece ter sua definição aceita. O homem já modificou 75 % da superfície do planeta, áreas de natureza só restam 23 %. Com plantações e construções, desmatamento a interferência no clima através das atividades industriais aumento do dióxido de carbono, afetando a camada de ozônio e acidificação dos oceanos, e por ultimo a pior de todas:  Mudanças Biológicas,
o homem esta abrindo caminho para uma Ampla extinção. Bombas atômicas cada vez mais potentes, criando novas formas de vida em laboratórios, a biotecnologia, manipulação de cédulas  tronco embrionárias com intenção de criar seres perfeitos, criados com finalidades duvidosas do ponto  da moral e religioso.

Segundo o Teólogo Leonardo Boff, se não contivermos esse movimento, ele poderá nos levar a um caminho sem retorno, numa terra devastada, coberta de cadáveres e com parca vitalidade. Essa guerra
não temos chance de ganhar, nos vamos morrer mais a terra vai continuar sem nós, ate que surja um ser complexo capaz de suportar a consciência, o espírito e a inteligência.

"Vi Novo Céu e Nova Terra, pois o primeiro Céu e a Primeira Terra passaram, e o mar já não existe mais". (Apocalipse de João  v. 21).





2 comentários:

Evandro Brasil disse...

Fernando legal esse seu artigo. Temos travado verdadeiras batalhas contra o Poder Público que permite a degradação e que ainda não tem consciência de que devemos investir em Educação Ambiental.

Luciana Soares disse...

Fernando é um artigo verdadeiramente instigante e nos coloca em estado de reflexão. E como você cita o apocalipse, tomo a liberdade de citar Adão e Eva,como uma pergunta: O que será que teria acontecido se Eva não tivesse provado da árvore do conhecimento? Bjs