sábado, 15 de outubro de 2011

O Reinado do Medo



A Inquisição foi criada na Idade Média (século XIII) e era dirigida pela Igreja Católica Romana. Ela era composta por tribunais que julgavam todos aqueles considerados uma ameaça às doutrinas (conjunto de leis) desta instituição. Todos os suspeitos eram perseguidos e julgados, e aqueles que eram condenados, cumpriam as penas que podiam variar desde prisão temporária ou perpétua até a morte na fogueira, onde os condenados eram queimados vivos em plena praça pública.

No Brasil, os tribunais chegaram a ser instalados no período colonial, porém não apresentaram muita força como na Europa. Foram julgados, principalmente no Nordeste, alguns casos de heresias relacionadas ao comportamento dos brasileiros, além de perseguir alguns judeus que aqui moravam. Foram (22 Brasileiros)  levados para morrer em Lisboa acusados em nome da intolerância. 

O poder econômico dos chamado cristões-novos, judeus convertidos ao catolicismo e a disputa de influência dentro da igreja, restringiu as perseguições na Colônia, mesmo assim pelo menos mil pessoas foram presas acusadas pelo Santo Ofício, apesar do tribunal nunca ser instalado aqui, houve quatro grandes expedições dos inquisidores vindo de Lisboa, as acusações variavam de sodomia, bigamia, feitiçaria mais segundo historiador Ronaldo Vainfas Prof. História UFF, a maior causa de prisões foi por Judaísmo. No total 1074 pessoas, sendo 776 homens, 298 mulheres.

Segundo Toby Green, jornalista Inglês, na verdade só não foi instalado o tribunal inquisitório aqui, porque a coroa portuguesa não tinha dinheiro para isso, pois precisava defender suas colônias.   Já naquela época havia uma forte relação do poder do Estado e a política macro econômica não foi uma questão puramente religiosa, esse
foi apenas mais um instrumento de dominação da elite governante, impondo suas idéias não importando os meios para alcançar seus objetivos. será que hoje em dia e diferente? ou e só mudar a foto la em cima.

 

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Fernando, vc parece mais que uma simples pessoa em busca de conhecimento, com certeza deve ser cientista político, professor de ensino superior, ou busca uma tese para seu mestrado, só não seja mais um detetive ou oficial da PMERJ querendo me f... por favor !!
O referido tema se assemelha com a nossa realidade atual, emprega um sistema de controle por uma minoria, que usa a justiça para manter o poder sobre as massas, só que hoje a falsa democracia e a justiça trabalham juntos nesse controle do poder. É a minha opinião! M C