domingo, 30 de outubro de 2011

Os Caminhos da Evolução (Antropoceno)


Numa fração de segundo uma explosão e começou a surgir o planeta Terra, essa história começou
à 4,5 bilhões de anos, em quatro grandes períodos: HADEANO, ARQUEANO, PROTEROZOICO, e o FAREOZOICO, esse o período que surgiu o homem forma atual, durante essa escala evolutiva, houveram varias catástrofes naturais que foram modificado cada um desses quatro períodos, mais nenhum deles com a capacidade de destruir completamente a vida no Planeta. Ex. Asteróides que colidiram com a terra,  A era Glacial, Os vulcões, Os Maremotos, Os Terremotos.

Com o surgimento do Homo Sapiens que sobreviveu a era do gelo e vindo do interior da África se espalhou para outros continentes, tomou conta do mundo e começou a interferir em todos os ecossistemas. Sua influência foi tão grande que cientistas do mundo todo, discutem a criação de uma nova era geológica só para si, chamado de ANTROPOCENO "a idade recente do homem" criando assim a era dos impactos humanos comparados em termo de destruição a dos asteróides que dizimaram grande parte da vida na terra.

Segundo o geológo Jan Zalasiewicz, inglês da Universidade de Leicester esse termo já e usado pelos geólogos, ecologistas, e merece ter sua definição aceita. O homem já modificou 75 % da superfície do planeta, áreas de natureza só restam 23 %. Com plantações e construções, desmatamento a interferência no clima através das atividades industriais aumento do dióxido de carbono, afetando a camada de ozônio e acidificação dos oceanos, e por ultimo a pior de todas:  Mudanças Biológicas,
o homem esta abrindo caminho para uma Ampla extinção. Bombas atômicas cada vez mais potentes, criando novas formas de vida em laboratórios, a biotecnologia, manipulação de cédulas  tronco embrionárias com intenção de criar seres perfeitos, criados com finalidades duvidosas do ponto  da moral e religioso.

Segundo o Teólogo Leonardo Boff, se não contivermos esse movimento, ele poderá nos levar a um caminho sem retorno, numa terra devastada, coberta de cadáveres e com parca vitalidade. Essa guerra
não temos chance de ganhar, nos vamos morrer mais a terra vai continuar sem nós, ate que surja um ser complexo capaz de suportar a consciência, o espírito e a inteligência.

"Vi Novo Céu e Nova Terra, pois o primeiro Céu e a Primeira Terra passaram, e o mar já não existe mais". (Apocalipse de João  v. 21).





sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O Futuro das Mulheres

O Desafio feminino do século XXI é conciliar:  Trabalho e  Família, os cuidados e os prazeres da vida pessoal, mas sofre com as dificuldades de quem desbrava um mundo novo. Tempos de agenda apertada, autonomia e satisfação pessoal, os dilemas femininos vêm acompanhados de um elemento de novidade, pois são as primeiras gerações de mulheres muntitarefas, cada mulher procurando seguir o seu caminho da melhor forma possível, pois não tiveram em quem se espelhar no passado nesse novo modo de vida.

A Mulher avança na vida social para ocupar cada vez mais um novo e melhor lugar social, trazem na bagagem uma formação acadêmica que é, na média melhor que a do homem. Mostram diante do trabalho e da vida, uma atitude que combina perseverança e organização e exibem no plano privado a determinação de não deixar nada para trás, a família, o corpo, a vida social. Sofrem com a dificuldade de conciliar isso tudo, mas não dando sinal de recuo.  Segundo o psiquiatra Luiz Cuschir esse e o desafio das mulheres do século XXI, ampliar os horizontes e conquistar a realização pessoal, sem abrir mão de nada.

Fazendo um passeio no mundo da reflexão masculina, sugere que as mulheres estão invadindo o espaço masculino, entrando em áreas antes exclusivas. O homem tem que entender que isso tudo e fruto da evolução do mundo, da economia, da cultura, e da natureza feminina, que se adaptou e gerou uma nova mulher mais forte fisicamente, com educação melhor, abrindo campo para gerar mais renda, consumo e agregar com isso novos valores na vida social e familiar. 

Seguindo essa trajetória ascendente de evolução feminina, um novo grupo de mulheres brasileiras tem chamado atenção por uma recente  e radical mudança de comportamento. Na contramão de suas antecessoras, que lutaram por décadas para fincar espaço no universo masculino, elas estão hoje abdicando do trabalho para cuidar única e exclusivamente dos filhos, opção também não livre de conflitos mais que boa parte descrevem como "libertadora". Segundo IBGE 26 % o numero de mulheres que largaram o emprego e voltaram para se dedicar a maternidade.

O Grupo de mulheres dessa pesquisa, alem de serem as mais altas escolarizadas, também são as que ganhavam mais, sendo isso um fenômeno mundial são chamadas de: Mães em tempo integral.  Segundo a antropóloga Mirian Goldenberg da UFRJ, com elevado padrão de exigências elas acham que estão dando pouco tempo aos filhos, que e difícil alcançar quando não impossível o equilíbrio carreira e filho.

Apesar da nova tendência flagrada pelo IBGE,  60 % das mulheres continuam trabalhando, mais não livre da angústia e dúvidas. O mais importante segundo a educadora Tania Zaguri. "O afeto e o bom nível de interação entre mãe e filho é que fazem diferença, não importa se ela está trabalhando ou não". 


sábado, 15 de outubro de 2011

O Reinado do Medo



A Inquisição foi criada na Idade Média (século XIII) e era dirigida pela Igreja Católica Romana. Ela era composta por tribunais que julgavam todos aqueles considerados uma ameaça às doutrinas (conjunto de leis) desta instituição. Todos os suspeitos eram perseguidos e julgados, e aqueles que eram condenados, cumpriam as penas que podiam variar desde prisão temporária ou perpétua até a morte na fogueira, onde os condenados eram queimados vivos em plena praça pública.

No Brasil, os tribunais chegaram a ser instalados no período colonial, porém não apresentaram muita força como na Europa. Foram julgados, principalmente no Nordeste, alguns casos de heresias relacionadas ao comportamento dos brasileiros, além de perseguir alguns judeus que aqui moravam. Foram (22 Brasileiros)  levados para morrer em Lisboa acusados em nome da intolerância. 

O poder econômico dos chamado cristões-novos, judeus convertidos ao catolicismo e a disputa de influência dentro da igreja, restringiu as perseguições na Colônia, mesmo assim pelo menos mil pessoas foram presas acusadas pelo Santo Ofício, apesar do tribunal nunca ser instalado aqui, houve quatro grandes expedições dos inquisidores vindo de Lisboa, as acusações variavam de sodomia, bigamia, feitiçaria mais segundo historiador Ronaldo Vainfas Prof. História UFF, a maior causa de prisões foi por Judaísmo. No total 1074 pessoas, sendo 776 homens, 298 mulheres.

Segundo Toby Green, jornalista Inglês, na verdade só não foi instalado o tribunal inquisitório aqui, porque a coroa portuguesa não tinha dinheiro para isso, pois precisava defender suas colônias.   Já naquela época havia uma forte relação do poder do Estado e a política macro econômica não foi uma questão puramente religiosa, esse
foi apenas mais um instrumento de dominação da elite governante, impondo suas idéias não importando os meios para alcançar seus objetivos. será que hoje em dia e diferente? ou e só mudar a foto la em cima.

 

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Geração Nação Facebook

São muitos os transtornos causados pelas redes sociais, como mostra uma pesquisa recente feita pela Universidade Napier de Edimburgo, que chegou à conclusão de que redes sociais causam stress em um número significativo de usuários.

Dois terços dos entrevistados afirmaram que atrasam a resposta para pedidos de amizade, enquanto 12% simplesmente não gostam de receber novos pedidos. Mais de 10% afirmaram se sentir ansiosos e mais de 30% admitiram sentir culpa ao rejeitar um pedido de amizade.

Os pesquisadores chegaram à conclusão que, quanto mais contatos o usuário tem, maiores as chances de stress, muitas vezes causado pela necessidade de se remover um contato indesejado, causando assim uma situação desconfortável, pela obrigação de escrever atualizações criativas para não decepcionar seus seguidores e até pelas regras de etiqueta online. Segundo a pesquisa, os mais estressados eram aqueles com muitos amigos e que haviam investido mais tempo navegando no site.
fonte Blog da Carine Eleutério. 

Só no Facebook são 800 milhões de de usúarios, fonte revista Veja, se fosse apenas o problema do stress tudo bem, daria ate para superar mais o grande problema e que se criou um verdadeiro império de 100 bilhões de dolares, e como todo império sujeito normas determinadas por uma pessoa, segundo a revista formaria o terceiro maior Pais do Mundo.  Essa gente toda sendo tutelada por um cara chamado Mark Zuckerberg de 27 anos de idade, só no Brasil 28 milhoes de Brasileiros passando em média 2 horas e meia. Cujo o seu objetivo e compartilhar informação, influenciar semelhantes, e manter, almentar a venda de informação,(propaganda) e no futuro breve tem por objetivos a venda de entretenimentos, filme, música e livros digitais,  cativando e prendendo cada vez mais às pessoas na sua rede, para que todos não procurem outras redes. criando com isso um tipo de dominação e imposição de seus ideais.

sábado, 1 de outubro de 2011

Ameaças aos Ecossistemas (Piratas da Natureza)

A produção de Borracha de seringueira da amazônia em 1905 era 99,7 % da Produção Mundial.
Dez anos depois esse percentual caiu para 32,4 %, chegando em 1922 a 6,9 %, acabando com o ciclo da borracha no Brasil. Isso devido a Bio pirataria praticada pelo Inglês Henry Wickham, ele contrabandeou para Inglaterra 70 mil sementes, depois plantadas na Malásia, fonte revista planeta Terra jornal o Globo, isso demonstra a fragilidade quanto a proteção de nossos patrimônios genéticos naturais e a falta da presença do estado nessa questão, hoje continua a mesma coisa, nossa floresta amazônica  sendo estudada e pirateada para fins confeção de remédios, os animais nativos sendo capturados e enviados ao exterior,  exploração predatória e desmatamento ilegal para venda de madeiras, queimadas, extração ilegal de minérios, conflitos sociais com morte de pessoas. temos atualmente um grande perigo ecológico que seria o fim dos recifes de coral, estão a caminho de ser o primeiro ecossistema completamente eliminado por conta da atividade humana.  Com o degelo devido ao efeito estufa, abriu caminho para exploração de petróleo aumentando o risco ambiental. Foi criado o protocolo de Nagoya visando mecanismo de proteção da floresta, prevê regras para exploração econômica de material genético e de repatriação dos benefícios gerados criado em 2010, só que não esta em vigor por falta de interesse de alguns países. cabe a cada um de nós cidadões, cobrar das autoridades e lutar para que a natureza sobreviva.