sábado, 7 de janeiro de 2012

O Cérebro no Banco dos Réus (A Internet Faz Mal?)



O cérebro, ainda que seja a mais complexa estrutura existente na Terra - talvez no universo - é um objeto bem definido: ele é uma entidade material localizada dentro do crânio, que pode ser visualizado, tocado e manipulado. É composto de substâncias químicas, enzimas e hormônios que podem ser medidos e analisados. Sua arquitetura é caracterizada por células neuronais, vias neurais e sinapses. 
 
Mente é uma definição que tenta resgatar a essência do homem. A essência de uma pessoa emerge da existência de funções mentais que permitem a ela pensar e perceber, amar e odiar, aprender e lembrar, resolver problemas, comunicar-se através da fala e da escrita.

Um grupo de neuro cientista, diz não somos livres para fazer escolhas, apenas executamos o que é didato pelas estruturas cerebrais. Seria o fim da ideia de livre arbítrio, um dos Pilares da justiça? Os defensores dessa tesse assustadora argumentam com a constatação de que uma serie de  ações cerebrais é executada de maneira automática sem precisar de deliberação consciente: Respiração; Fechar e Abrir os Olhos; Processo de Digestão. São exemplos da capacidade que o órgão tem de operar sozinho. Portanto seria natural que pensamentos, decisões e atitudes também fossem produzidos a partir de ações automáticas.

A conclusão dessa tese é que ninguém pode ser responsabilizado pelas, ideias, ou ações geradas por seu cérebro. Uma segunda opinião contraria de outros médicos o livre arbítrio não e uma atividade que pertença ao cérebro e sim de um conceito que surge da interação entre as pessoas. Os valores da sociedade funcionam com balisa que guiam o comportamento.

Um grupo cada vez maior de pesquisadores acha a Internet esta deixando as pessoas cada vez mais distraídas e sem concentração. Um leitor percebeu que já não era capaz de se concentrar na leitura de seus livros como antes, seus olhos procuravam sempre a tela do computador, sentia que forçava o cérebro a voltar para leitura isso mostra a força da internet no controle do cérebro, nos tornando menos inteligente e mais teleguiado pelas mídias

Não a motivos para se preocupar em demasia com as transformações do cérebro. porque elas podem ser reversíveis e só saber a dose certa de se usar esses recursos
tecnológicos.

"Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembranças das coisas passadas, jamais haverá memória delas." Isaías 65 vs.17










 

2 comentários:

Márcio Cabral disse...

A INTERNET é uma maravilha advinda de Deus, um utensílio valioso na medida exata para um futuro transparente e menos surreal que vivemos politicamente, podendo atingir a velocidade da luz, rompendo barreiras impostas aos homens simples e sem berço! E acho que os tradicionais livros não serão deixados de lado, pelo menos nos próximos 100 anos.. O cérebro se acostumou a eles, e a simplicidade da comunicação transmitida por eles através do papel, não vai acabar por hora devido ao avanço das inovações tecnológicas, isso seria como tapar os ouvidos e deixar de escutar o canto do sabiá.
Um abraço Márcio Cabral

jane disse...

É bom poder contar com a tecnologia, para estarmos atualizados e conectados com o mundo. Devemos fazer um uso consciente de algo tão bom,e ao mesmo tempo tão perigoso.