sábado, 28 de janeiro de 2012

A Origem da Inteligência Humana (Inteligência Social)


Uma das principais características que passou a diferenciar o homem das demais espécies, seria justamente aquele que desencadearia todo o processo do surgimento da inteligência humana: O advento da verticalização da espécie, ou o momento em que um antepassado remoto adotou a postura bípede. Este teria sido o ponto ou o agente patrocinador do enriquecimento da capacidade cognitiva no homem.  O fato do homem adotar a postura ereta. Surgiam então os primeiros indícios de um tipo de inteligência totalmente diferente das demais formas existentes até então. Esta nova forma de inteligência se aprimoraria continuamente, evoluindo sempre e alcançando elevados níveis de desenvolvimento intelectual. Inteligência Vertical

Inteligência: Pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair idéias, somar experiências, compreender idéias e aprender.  O psicólogo Howard Gardner desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas, identificando sete diferentes tipos inteligência: lógico-matemática, linguística, espacial, musical, cinemática, intrapessoal e interpessoal. Mais recentemente, Gardner expandiu seu conceito acrescentando à lista a inteligência naturalista e a inteligência existencial.

Você gosta de palavras e histórias. Os jogos de palavras o intrigam e você é um leitor ávido. Tem um bom vocabulário. Provavelmente gosta de aprender novas línguas. Você gosta de escrever e é capaz de lembrar lista de palavras e de contar boas histórias. Lingüística.  Você busca entender relações entre coisas diferentes. Você gosta de figuras, problemas abstratos, jogos de desafios e quebra-cabeças. Aprecia padrões, categorias e sistemas. Provavelmente você cria listas. Matemática

Você percebe as cores, formas e texturas. Provavelmente usa imagens para ajudar a memória, e diagramas, mapas e rabiscos quando faz anotações. Pode ter habilidade para desenhar, pintar ou esculpir. Visual.  Você gosta de exercícios físicos, esportes e dança. Tem uma tendência a ficar de pé na primeira oportunidade, seja numa reunião ou numa festa.Você aprende arregaçando as mangas e entrando em ação. Física.

Você está sintonizado aos sons e aos ritmos. Provavelmente adquiriu o gosto de ouvir música e cantar em tenra idade. Você lembra bem músicas e melodias. A música tem grande impacto no seu estado de espírito. Música.  Você tende a olhar para dentro de si mesmo, numa busca constante por autoconhecimento. Talvez mantenha um diário. Gosta de ter tempo para refletir e lida bem com suas emoções. Emocional.

Você gosta da companhia dos outros e de conhecer gente nova. Demonstra altos níveis de empatia com outras pessoas. Social.  Você é fascinado pela natureza e enxerga nela coisas que passam despercebidas a outras. Aprecia estar ao ar livre e gosta de animais.Tem forte interesse nos ambientes interno e externo do seu lar. Ambiental.

Você gosta de se confrontar com as questões fundamentais da existência. Tende a agir de acordo com os seus princípios, possivelmente questionando os modos ditos normais de se comportar, e provavelmente você cultiva crenças bem desenvolvidas. Espiritual.  Você gosta de fazer as coisas acontecerem. Costuma ser convocado para consertar ou montar coisas ou para encontrar soluções. Enquanto outros debatem o que precisa ser feito, você prefere pôr a mão na massa. Prática.

Como pode observar no texto acima a sua inteligência esta intimamente ligada as sua habilidades pessoais que já nasce com você, cada ser vivo tem a sua eu incluo a dos animais, alguns tem inteligência para caçar, auto defesa da família, atuação em grupos, emocional, funcional.

Na Arte de se relacionar nós usamos a Nosso Inteligência especifica com objetivo fundamental de alcançar e manter o sucesso na vida pessoal e profissional e social, para construir relacionamentos saudáveis devemos, nos comunicar melhor, ter empatia com os outros, saber se comunicar, ser verdadeiro, aceitar os retornos de opinião, uma apresentação pessoal condizente com o local que atua.
E por último use sua inteligência para ser Feliz em Paz, vivendo uma vida melhor.


"Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graças de Deus"  Pedro 4 vs.10.












Um comentário:

tomazini_logan disse...

Concordo com os parametros, contudo tenho observado que as pessoas no geral nao respeitam a sua limitaçao ( ou o desenvolvimento que tem) e querem ser cada vez mais igaul ou copiam outras pessoas do grupo que pertencem. Aquele abraço