sábado, 17 de dezembro de 2011

Entrando nos Sessenta (Um Novo Tipo de Avós)

Em 04 de Janeiro de 1994, foi sancionada a Lei nº 8.842, que dispõe sobre a política nacional do Idoso, no capítulo 1, artigo 2, a seguinte citação: "Considera-se idoso, para os efeitos desta lei, a pessoa maior de 60 anos de idade".  Já a Organização Mundial da Saúde (OMS), classifica o envelhecimento em quatro estágios: 1- Meia-idade (45-59 anos); 2 - Idoso (60-74 anos);  3 - Ancião (75-90 anos); 4 - Velhice extrema (90 anos em Diante).

É a velhice uma etapa do desenvolvimento, cuja característica principal é acentuada perda de adaptação  com a diminuição da vitalidade e aumento da vulnerabilidade de todas as funções do indivíduo, e a um possível desequilíbrio emocional, devido a perdas de entes queridos e a posição social que ocupava. Freqüentemente, a falta de atenção das politicas públicas e também afetiva da família e amigos, faz com que ele enfrente uma barreira muito grande para manter-se em constante equilíbrio.

A reação de homens e mulheres ao passar dos anos é diferente, uns tendem a ser tornar jovem nas atitudes, passa a conviver só com jovens e a se vestir como eles, vai para  balada, bebe energéticos e vira a noite, e outros Aumentam o tamanho dos números no aparelho de telefone, coloca barras de apoio no banheiro, organiza reuniões com pessoas idosas, um exagera na consciência da aproximação da morte o outro exagera na negação da idade.

Aumento na expectativa de Vida, uma melhor Saúde e mudanças culturais criaram uma surpreendente relação entre idosos e seus netos essa relação de camaradagem entre avós e netos é um fenômeno moderno. O relacionamento atual moldado pelas mudanças demográficas e culturais, se dá sobre novas bases, os Avós participam ativamente da vida dos netos cuidando, curtindo as mesmas coisas: Músicas, Brinquedos, Desenhos, com atitudes educativas e ajuda nas decisões. Hoje são grandes as chances de uma criança conhecer seus 4 avós e conviver com eles por décadas.

A  essa nova era atual criou um grupo de idosos que buscam também a satisfação pessoal, tanto na aparência com cirurgia plástica, fez surgir outro tipo de sexagenárias genuinamente mais belas, mais em forma, mais ativas e saudáveis e o homem buscando meios para atingir o seu prazer sexual e da sua parceira, numa pesquisa feita por uma Universidade, foram entrevistados vários idosos ficou estabelecido que o Beijo e o carinho no corpo inteiro e o maior estimulante sexual do idoso.

O envelhecimento pode ser uma libertação, desde que a pessoa evolua junto com o seu corpo e mente para poder usar sua sabedoria, experiência e liberdade, no fim mesmo velho é quem já morreu e não sabe. 


"O que é já foi, e o que há de ser também já foi; Deus fará renovar-se o que se passou".
Eclesiastes 3 vs 15.


Um comentário:

tomazini_logan disse...

Muito bacana!!! Estamos juntos!!