domingo, 20 de novembro de 2011

Uma Nova Mulher (Mãe Durona)

Mulheres já controlam 38,7% dos domicílios brasileiros segundo IBGE, com aumento da escolaridade e mortalidade menor que os homens, e com  maior participação feminina no mercado de trabalho ajudam a explicar esse momento. Apesar disso o salário masculino ainda e 42 % maior que o feminino, temos no mercado de trabalho que vem com décadas de domínio masculino, todo o estoque de desigualdade entre homens e mulheres, sendo o principal desse ponto de 42%  (A Discriminação.)

Nas próximas décadas o Brasil vai observar uma mudança de paradigmas, por causa do avanço da
escolaridade entre as mulheres.  Com mais anos de estudos que os homens, elas vão avançar mais no mercado de trabalho e assim ter seu poder de decisão igualado ao do homem. A bem pouco tempo haviam gerações de pessoas sem ler e escrever, o analfabetismo entre pessoas de 15 anos ou mais caiu 13,6 % para 9,6 % em 2010, sendo que na área rural fica em torno de 23,2 %, com isso a mulher era obrigada a ser dona de casa, isso explica essa desigualdade histórica.

As Mulheres brasileiras engravidam cada vez menos e preferem ter seus filhos cada vez mais tarde
o número médio de filhos por mulher e 1,86%, há uma década atrás era 2,38% por mulher. 
Tem menos filhos, cada vez mais velhas, isso significa que se reduz o nascimento de  filhos em mulheres adolescentes, e almenta nas maduras sendo melhor para sociedade como um todo, mulheres maduras e preparadas não apenas financeiramente, mas também psicologicamente. dados IBGE.

Essa nova geração de mulheres, surgiu um grupo que defende a disciplina férrea na criação e educação dos filhos, e provocando reações iradas de algumas mães, segundo um artigo no jornal
americano, muitas pessoas se perguntam como os pais asiaticos criam crianças tão bem sucedidas.
O sucesso segundo essas mães, vem com a Disciplina em fazer às tarefas diárias das crianças. Tudo
bem controlado e com regras rígidas e rotineira, levando a perfeição inclusive nas férias, visando eles serem sempre os primeiros da classe em todas as matérias, acrescentando também o apredizado de um instrumento musical.

Os problemas mais comuns da educação ocidental de hoje: Falta de disciplina, a Falta de comprometimento dos pais com as atividades dos filhos e o medo de que cobranças destruam a autoestima das crianças. O que deve existir é um meio termo entre os dois pensamentos, não  pode  ser muito rigoroso e nem ser muito permissivo. pois trata-se de ser humano em formação  totalmente dependente e que precisa ser lapidado.

"Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim
também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens, para a justificação que dá
vida". (Romanos 5 vs 18.)

7 comentários:

MARCELOHISTORIA1 disse...

É a realidade.

Isabelsouza disse...

Parabéns, matéria muito boa!

Carminha disse...

Você está certo, a nossa atual sociedade ocidental está muito permissiva. Texto muito bom.

Catia disse...

Boa apresentação da questão da permissividade ocidental, parabéns!

Francelina Fragoso disse...

Esta é a realidade,tenho quatro filhos e deixo sempre bem claro que o verdadeiro sentido da vida é ganhar por mérito e através do trabalho.
Temos o meio de comunicação aberto e é necessário atenção consciente,pois,hoje nossos filhos tem acesso as informações mais variadas,cabe realmente aos pais dar a direção certa,as vezes sou censurada pela forma de mostrar aos meus filhos a realidade como ela é,mais tenho certeza que tudo se transforma com afeto e verdade,por isso fico tranqüila quando sou durona e como eles mesmo falem "MINHA MÃE NÃO DA BRONCA, ELA PALESTRA".Somente através de uma boa educação vamos abrir caminho para uma vida com mais qualidade e muita dignidade.

aninha disse...

Excelente abordagem sobre o papel da mulher na sociedade e na educação..Me vi na situação de "nova mulher" e 'mãe durona'! Parabéns pela matéria!

terezacristinasettinieri disse...

ótima abordagem....essa é a realidade....parabéns